Estrutura curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso é desenvolvido em 3 etapas, sendo a primeira referente ao cumprimento de créditos de disciplinas, a segunda relativa ao exame de qualificação e a última à defesa da dissertação.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO CURRICULAR

  1. O curso terá a duração de 24 meses, ressalvadas as situações amparadas pelos critérios da Capes e do regimento de Pós-Graduação da UFS;
  2. O aluno deverá cursar 24 créditos em disciplinas, sendo 3 disciplinas obrigatórias, com 4 créditos cada, Seminários de Pesquisa I e II obrigatórios, com 2 créditos cada e 4 disciplinas optativas, de 2 créditos cada;
  3. O conjunto de disciplinas optativas deverá ser escolhido de comum acordo entre orientador e orientando, de preferência em função do projeto de pesquisa a ser desenvolvido para a dissertação de mestrado;
  4. O cancelamento e/ou substituição de disciplinas matriculadas só poderá ocorrer com a anuência do orientador e aprovação do Colegiado;
  5. Durante o período de dissertação, o colegiado do curso definirá datas para a apresentação dos seminários de avaliação e do projeto de dissertação.

A estrutura curricular está organizada na distribuição das seguintes disciplinas e seminários:

  • 03 disciplinas obrigatórias (12 créditos), sendo duas gerais e uma específica;
  • 03 disciplinas obrigatórias (12 créditos), sendo duas gerais e uma específica;
  • seminário de pesquisa I (02 créditos, obrigatórios);
  • seminário de pesquisa II (02 créditos, obrigatórios);
  • 04 disciplinas optativas (08 créditos): duas na linha de pesquisa escolhida e uma da outra linha, podendo ser substituída por atividades oferecidas pelo Programa;
  • seminários temáticos voltados às linhas de pesquisas e leituras dirigidas (01 crédito cada, eletiva);
  • elaboração de dissertação .

NÚCLEO DE FUNDAMENTAÇÃO

GERAL

O núcleo é formado por duas disciplinas obrigatórias para as duas linhas de pesquisa: Pesquisa em Ciências da Linguagem (4 créditos) e Teorias da Linguagem (4 créditos). Um crédito dessas disciplinas será ministrado, obrigatoriamente, por um professor do PPGL da Universidade solidária, nomeadamente, UFAL. A primeira tem o objetivo de situar o pós-graduando nas ciências da linguagem, seus métodos, classificação e pesquisa; enquanto a segunda se propõe a introduzi-lo nos domínios de teorização literária e investigação lingüística.

NÚCLEO DE FUNDAMENTAÇÃO ESPECÍFICA

Fazem parte deste núcleo duas disciplinas obrigatórias de quatro créditos, sendo uma para cada linha de pesquisa. Para a primeira linha, temos a disciplina Estudos em Análise do Discurso; e para a segunda, a disciplina Usos da Linguagem e Ensino. Um crédito dessas disciplinas será ministrado, obrigatoriamente, por um professor do PPGLL da UFAL.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

Os Seminários de Pesquisa, obrigatórios, em número de dois, cada um com dois créditos, devem estar relacionados ao projeto de dissertação dos alunos e serão acompanhados, obrigatoriamente, pelo orientador porque visam ao exame de qualificação e à elaboração da dissertação.

NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO

ESPECÍFICO

Constituem esse núcleo as disciplinas optativas cuja finalidade básica é permitir que o aluno juntamente com seu professor orientador, organize seu currículo com o objetivo de atender as necessidades relativas à construção do objeto de estudo da dissertação. O pós-graduando deverá selecionar, pelo menos, três disciplinas (2 créditos cada). Duas disciplinas vinculadas a sua linha de pesquisa e uma disciplina da outra linha de pesquisa ou do PPGLL da UFAL.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS E LEITURAS DIRIGIDAS

Esses Seminários e Leituras serão organizados de acordo com as necessidades identificadas por professores orientadores e alunos durante o processo pedagógico do curso. Visam à socialização do saber, ao estudo e à análise de questões específicas das linhas de pesquisa. Pelo menos, um seminário, por semestre letivo, será oferecido com a possível participação de professores da UFAL ou de outras Instituições. Só será permitido 1 (um) crédito de Leitura dirigida.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  1. Freqüência: o candidato deverá apresentar uma freqüência de 75%, em relação às aulas presenciais e às demais atividades desenvolvidas e acordadas pelo Programa de Pós-Graduação.
  2. Avaliação qualitativa: cabe ao professor de cada disciplina e ao orientador do projeto de dissertação acompanhar o desenvolvimento do aluno e, regularmente, oferecer um feedback quanto a seu desempenho no curso.
  3. Avaliação quantitativa: em relação às atividades avaliativas de cada disciplina e dos seminários temáticos, o processo de avaliação deve ser contínuo, envolvendo professores e alunos, inclusive na definição de exigências mínimas. O cumprimento das exigências definidas implicará a atribuição da menção aprovado, seguida de uma apreciação do docente sobre o desempenho do aluno, conferindo-lhe um dos seguintes conceitos:
    • A - excelente, equivalente a um aproveitamento entre 90% a 100%,
    • B - bom, equivalente a um aproveitamento entre 80% e 89%,
    • C - regular, equivalente a um aproveitamento entre 70% a 79%,
    • D - insuficiente, correspondendo a um aproveitamento inferior a 70%,
    • E - Frequência Insuficiente, correspodendo a uma freqüencia inferior a 75%;
  4. Reprovação: o aluno será reprovado nas atividades obrigatórios do curso quando obtiver uma freqüência inferior a 75% e/ou conceito "D". O discente que obtiver conceito inferior a "C" em uma disciplina obrigatória, pode repeti-la apenas uma vez, e em uma disciplina optativa, pode substituí-la, no currículo, por outra.